Dr. Jorge dos Santos Montanari, o Jorge da Farmácia, foi vereador por 2 mandatos (2012 e 2016) e farmacêutico na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Farmacêutico, formou-se pela Universidade Paulista (Unip) e ficou conhecido pelo apelido “da Farmácia” devido a sua área de atuação, a qual já trabalha há 30 anos no mesmo estabelecimento.
Sempre envolvido em trabalhos comunitários nos bairros de Boa Vista e Parque Via Norte, em 2011 resolveu candidatar-se a vereador e foi eleito já na 1º eleição. Na vida pública, criou na área da saúde a lei que oferece cursos de primeiros socorros em escolas e creches. “Sou autor da ‘Lei Lucas’ na cidade de Campinas, que obriga todas as escolas e creches da Rede Pública Municipal e particular, ofereçam cursos de primeiros socorros aos funcionários que possuem contato direto com os alunos. Tal medida pode salvar vidas. A iniciativa nasceu em 2017, quando fui procurado por uma mãe que tinha perdido seu filho, por falta dos primeiros socorros em um passeio escolar”, diz o vereador e farmacêutico. Também encaminhou moções a órgãos governamentais como uma Moção ao Congresso Nacional para que a obrigatoriedade de ter farmacêuticos nas farmácias não fosse dispensada.
Outra importante atuação foi a proposição, ao lado de outros vereadores, das moções contra a graduação a distância na área da saúde, e para mostrar o posicionamento contrário à venda de medicamentos em supermercados.
Farmacêutico há 30 anos e parlamentar há sete, Dr. Jorge considera de suma importância ter representantes de Farmácia no Congresso. “Considero que o vereador pode trabalhar em legislações municipais, e também a favor de medidas que possam favorecer a classe farmacêutica. Em Campinas, temos quatro vereadores que são proprietários de farmácia ou farmacêuticos”, conclui.